Rádio

Redenção

Esfoliante de farinha de semente de uva: antioxidante, rejuvenescedor e ativador da circulação sanguínea

17 DEZ 2014
17 de Dezembro de 2014

Confira os diversos benefícios que o esfoliante natural traz


     A  esfoliação é um tratamento necessário para a pele do rosto e do corpo. Ela ajuda na remoção de células mortas, impurezas e sujidades presentes por conta da exposição diária a raios solares, vento, poluição, poeira, entre outros.

     Além de remover as células mortas da pele, muitos outros benefícios são proporcionados pela esfoliação. No entanto existe um sério problema relacionado aos produtos esfoliantes e que está prejudicando o meio ambiente. As bolinhas coloridas contidas neles muitas vezes são microesferas de polietileno, os famosos microplásticos, que após utilizados vão parar em rios e oceanos, contaminando não só as águas, mas também a vida marítima, já que peixes acabam se alimentando desses pequenos poluentes.

     Por tudo isso, o uso de esfoliantes naturais vem sendo cada vez mais frequente e mais importante, pois eles trazem muitos benefícios, além de não contaminarem o ambiente.

     Um dos esfoliantes naturais mais usados é o feito com farinha de semente de uva. Ela possui muitas propriedades e nutrientes benéficos.      É rico em fibras e tem uma alta quantidade de flavonoides e OPC, que são antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea e combatem radicais livres.

 

Benefícios

 

     A farinha de semente de uva, usada como esfoliante natural, tem excelente ação rejuvenescedora. Os antioxidantes contidos em sua composição combatem os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento das células e consequente aparição de rugas.

     Limpa a pele das impurezas externas e células mortas, desobstruindo os poros. Com os poros limpos, a pele recebe mais facilmente os benefícios da hidratação e de cremes aplicados posteriormente, além de ser emoliente, facilitando a hidratação.

     Proporciona brilho e maciez na pele, além de ter ação clareadora, sendo muito eficaz no tratamento de remoção de marcas e manchas na pele. A esfoliação com a farinha de semente de uva ativa a circulação sanguínea e aumenta a produção de colágeno, evitando rugas e flacidez.

     No corpo, também pode diminuir o aparecimento das varizes e alivia o cansaço muscular, por conta de uma melhor circulação, e também ajuda no combate a doenças de pele, como psoríase, dermatites e eczemas.

     Além dessas propriedades da farinha de semente de uva, existem muitas outras que a esfoliação proporciona, como combate a acnes, celulites e outras que podem ser vistas aqui. A farinha também serve como ingrediente para fazer sabonetes esfoliantes artesanais.

 

Como utilizar

 

     A farinha de linhaça pode ser misturada com mel de abelha, bases de cremes prontas, que são livres de substâncias químicas nocivas à saúde, sabonetes líquidos ou soro fisiológico. A quantidade de pó a ser adicionada depende do tipo de pele e da região a ser aplicada. Para o rosto, deve-se colocar menor quantidade por ser uma região mais sensível, assim como em peles acneicas. Casos extremos de acnes não devem esfoliar a pele sem a orientação médica. No corpo, por ser uma região menos sensível, a mistura deve ser feita com mais granulometria.

     A aplicação é feita com os dedos, em movimentos suaves e circulares, com uma leve pressão, enquanto o produto é espalhado pelo rosto. Em esfoliações corporais, deve-se aumentar um pouco a pressão. Olhos e bocas não devem ser esfoliados. Após a aplicação, deixe o esfoliante agir por alguns minutos e remova com água morna.  Finalize com um creme hidratante, óleo vegetal ou protetor solar. É fundamental realizar uma boa hidratação após a esfoliação.

     Esfoliar joelhos, pernas, braços e cotovelos com a farinha de semente de uva ativa e melhora a circulação nessas regiões e aliviará dores musculares, trazendo uma sensação de bem-estar e relaxamento. Além de combater varizes e doenças de pele.

     Casos de pele com dermatites ou eczemas não devem esfoliar a pele, porém podem fazer compressa na região afetada com a farinha de uva misturada com óleos vegetais, como os de arroz, de abacate ou de semente de uva, que têm propriedades anti-inflamatórias.

     Você pode encontrar a farinha de uva, óleos vegetais, bases cremes e outros produtos 100% naturais na Loja eCycle e fazer seu próprio creme esfoliante de acordo com seu gosto. Lembre-se que a frequência da esfoliação varia conforme o tipo de pele de cada pessoa.


FONTE: eCycle



Voltar

Clique aqui para editar.